Como Aumentar a Autoconfiança de forma Definitiva – Para Mulheres

Quando a autoconfiança está comprometida, isso se reflete de forma muito cruel em toda parte. Seja na vida afetiva ou na vida profissional, a mulher se torna quase invisível, perde toda a sua capacidade de empoderamento e aos poucos vai ficando pra trás.

Sabe o que isso significa?

Que milhares de mulheres incríveis estão sendo subestimadas em suas capacidades, estão relacionamentos que criam dependência emocional e em empregos onde nunca alcançarão o patamar que poderiam, se estivessem de posse do seu Poder Pessoal.

Talvez, você saiba sobre o que estou falando, já tenha passado por isso ou até mesmo está passando no momento. Você sabe que é forte, corajosa e capaz, mas de alguma forma, já não acessa o “seu melhor”. Algo aconteceu e sua autoconfiança foi sendo destruída aos poucos.

Quantas mulheres vivem sendo “boazinhas” demais, colocando o outro em primeiro lugar e passando por cima de si mesmas? Quantas, se tornam dependentes de uma migalha de atenção do outro para se sentirem alegres, vivendo um inferno quando o outro não lhe dá carinho?

Quantas mulheres olham para trás e percebem que já tiveram muito mais coragem, que já foram mais ousadas, que tiveram sonhos incríveis, que não se sentiam tão cansadas, tensas ou desanimadas quanto agora? Isso é a autoconfiança comprometida. Toda sua FORÇA ainda está aí, só é preciso saber acessar.

E sabe por que isso acontece?

Porque quando o processo de destruição da autoconfiança se iniciou não foi possível identificar e quando identificado, você não encontrou recursos que pudessem ajudar. Não encontrou uma ajuda efetiva ou algo que lhe clareasse a mente e lhe impulsionasse na direção certa e definitiva.

Há 7 anos atrás, isso aconteceu comigo. Eu me dei conta do quanto a minha autoconfiança havia sido reduzida à zero. Eu vivi anos sobre uma sombra que não me permitia ver de fato o que estava acontecendo e quando despertei, parecia que estava num pesadelo.

Eu não queria mais viver daquela maneira, como se eu fosse apenas “parte” do que eu poderia ser. Tentar ser “boazinha” o tempo todo para que gostassem de mim ou esperar por um “gosto de você” para que meu coração se enchesse de alegria.

Eu disse Basta!!!

Eu costumo dizer que “dei um murro na mesa e decidi mudar” e falo isso porque foi preciso muita coragem. Estudei, pesquisei, experimentei diversas técnicas e ferramentas. Descobri formas incríveis de trabalhar e transformar minhas crenças negativas em positivas. Descobri o quanto meus pensamentos formavam padrões irreais que faziam com que eu me sabotasse o tempo inteiro e transformei isso, colocando a meu favor.

Na época, eu já atuava como Coach e já tinha conhecimento de algumas ferramentas legais, mas não era nem uma parte do que aprendi depois desta fase. Eu poderia dizer que descobri diversos atalhos para resolver o que algumas pessoas levam tempo par solucionar. Isso foi mágico pra mim e lógico, para as minhas coachees (clientes de coach) também.

Depois de ver os resultados na prática muitas e muitas vezes, eu posso te dizer:

Os passos para aumentar a sua Autoconfiança são:

1- Olhe para sua história e procure identificar os momentos em que traiu a si mesma. Olhe com compaixão, lembre-se que se fez isso, existia um grau de carência grande neste momento. Em que momentos você colocou o outro em primeiro lugar ou virou as costas para si mesma. É difícil confiar em quem nos trai.

2- Tente identificar as crenças que criou a partir desses momentos, pensamentos como “eu não mereço”, “tenho que me colocar em meu lugar”, “quem é você para…?”, “isso nunca vai dar certo”. Depois de identificar, questione cada uma dessas crenças. Pergunte-se “tenho certeza absoluta de que isso é verdade?”. Seja honesta ao fazer este exercício, se estiver com raiva ou pena de si mesma, não deve fazer o exercício, deixe para outro momento. Quanto mais questionar a sua crença, mais ela se enfraquecerá.

3- Decida que nunca mais vai trair a si mesma. Escolha que não vai mais colocar os outros em primeiro lugar. Aprenda a dizer não. Quando você diz ‘sim’ para o outro, querendo dizer ‘não’, você está dizendo ‘não’ para você. Se for preciso treine em frente ao espelho.

4- Quando for tomar uma atitude, dizer o que deseja ou empreender uma nova ação, primeiro coloque o seu corpo numa postura ereta, respire de forma longa, lembre-se de um momento em que estava se sentindo confiante e traga de volta essa energia. Se fizer isso todas as vezes, aos poucos essa atitude vai se tornando mais natural e em consequência irá reforçar a energia da autoconfiança em você.

E se você questionar isso, se não colocar em ação, hoje, agora, neste exato momento, nada disso vai funcionar e você não vai começar a perceber a mudança que coisas tão simples podem trazer.

Eu tenho certeza de que todos que estão lendo esse post tem a capacidade e possibilidade de reservar pelo menos 15 minutos por dia para fazerem alguns desses passos que dei acima.

E se você acha que pode estar muito, muito difícil pra você neste momento, agende uma Sessão Experimental – SEM CUSTO –  comigo. Como Coach é algo relativamente novo no Brasil decidi colocar a primeira Sessão sem custo para que você possa conhecer tudo que o coaching pode fazer por você e eu possa avaliar se é o mais indicado para o seu momento – será sem custo por tempo limitado.

Nos meus atendimentos eu me deparo com a desesperança e a impotência. Utilizo muitas técnicas e ferramentas para vencer qualquer barreira e intensificar o processo. Conheço de perto a sensação do “não consigo” e até mesmo do “não vai dar certo pra mim” e o pior de todos “estou cansada”.

Acredite, é possível. Sei que utilizo técnicas para identificar e mudar as crenças, para fazer vir à tona toda energia da autoconfiança, mas tenho certeza de com o que falei, você pode ver mudanças.

Nunca desista de si mesma porque você vale a pena!

Com carinho,

×